DICAS PARA MELHORAR SEU JOGO!!!!!!!!

16-11-2010 15:13

 

    Seja um alvo difícil!

    O fundamento básico do Paintball é muito simples: atire nos jogadores do outro time e não deixe que atirem em você. O que torna o jogo complexo é que você tem que fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Neste primeiro post começaremos a dar uma olhada nas técnicas e métodos de treinamento para desenvolver suas técnicas de "não-deixe-que-eles-atirem-em-você". Esta parte começa com como usar a cobertura para se tornar um alvo difícil.

    Usando a Cobertura

    Dois fatores determinam se você é um alvo difícil ou fácil. Primeiro, o quanto é difícil para o oponente localizá-lo (aquisição de alvo). E segundo, quanto do seu corpo e equipamento fica exposto quando o adversário atira (exposição de alvo). Destes dois fatores, o mais crítico é a aquisição de alvo.

    O modo de se desenvolver de alvo fácil para um jogador "duro de matar" é se concentrar em dificultar sua localização. Se não podem localizá-lo e identificá-lo (aquisição de alvo), também não conseguirão atirar em você com precisão. Não se preocupe demais com a exposição de alvo. Se você se concentrar em dificultar a localização, automaticamente sua exposição será reduzida. Aí vão algumas dicas:

    Diminua: Quando atrás de um bunker, exponha-se o mínimo possível; apenas o suficiente para obter um tiro preciso. Ou seja: Se você pode atirar neles, eles também podem atirar em você. O jeito de fazer as chances serem maiores a seu favor é fazer de você mesmo um alvo do menor tamanho possível.

    Desta forma fica fácil atirar com precisão e voltar para dentro o mais rápido possível. Uma regra fácil é: "Se você tem que ficar em pé atrás do bunker para dar um tiro certeiro, então você está no bunker errado".

    Pela lateral, não por cima: Os perus sempre esticam seus pescoços para procurar pelo perigo. O mesmo fazem os novatos. Quando confusos e estressados, a primeira reação deles é espichar os pescoços para que possam enxergar o máximo possível, de um ponto o mais alto possível. Infelizmente para eles (jogadores, não perus), uma arma e/ou uma máscara subindo acima do bunker é o mesmo que uma placa dizendo "Atire em Mim", detectada imediatamente.

    Aqui estão 2 razões porque é muito mais seguro olhar e atirar pela lateral do bunker do que por cima deles: 1ª, quando você se levanta no bunker você se expõe a tiros vindos de praticamente todos os lados do campo; se você sair pela lateral você fica exposto a apenas um lado. 2ª, às vezes você expõe seu corpo e equipamento tanto por cima quanto pela lateral, porém há uma grande diferença, quanto você aponta pela lateral, você começa a atirar antes mesmo de colocar o corpo todo para fora. Isto é impossível quando se sai por cima, primeiro você terá que subir o corpo e só depois começar a atirar.

    Seja ambidestro: Para aumentar sua vantagem em atirar pelas laterais do bunker, você deve ser um atirador ambidestro (segurar a arma e atirar com qualquer uma das mãos). Desta forma, tanto de um lado como de outro do bunker você terá que se expor muito menos, tornando-se um alvo muito menor e ainda poderá voltar para trás do bunker muito mais rapidamente.

    Aprender a atirar tanto com a mão esquerda quanto com a direita é relativamente fácil e rápido. O maior obstáculo é sua mente. Você tem que ultrapassar a primeira sensação de desconforto e a partir daí desenvolver a confiança. Ambas as coisas vêm com a prática.

    Uma dica para quem sente muita diferença entre o olho dominante e o outro: Em vez de manter os dois olhos abertos quanto atirar com a mão mais fraca, use o olho dominante.

    Afaste-se do bunker: Não abrace o bunker. Afaste-se dele o máximo possível. Quanto mais perto você estiver da barricada, mais você terá que se expor para atirar. Também, quanto mais próximo dele você estiver, mais difícil será voltar para trás dele. E, finalmente, se você estiver pressionado contra um lado do bunker você não conseguirá enxergar e atirar do outro lado.

    Afastar-se do bunker dá a você muito mais versatilidade. A altura é basicamente sempre a mesma o suficiente para se ficar ajoelhado atrás dele. Veja então a largura que ele têm e afaste-se dele mais ou menos esta medida. Isto permite que você se incline para fora e atire de qualquer lado com um pouco movimento e exposição. Além disso, você sempre pode se aproximar mais caso os tiros comecem a chegar mais perto.

    Use Táticas   

Um bom modo para um iniciante começar é ficar junto com um companheiro, movendo-se lentamente. Mantenha-se sempre se movendo e fique alerta.

Uma vez que você já tenha jogado algumas vezes e esteja mais confiante, você pode começar a aprender mais algumas táticas. Um bom modo de aprender novas táticas é jogar com pessoas com quem você nunca jogou antes. Eles aprenderão com você e você com eles.

Em uma situação indoor, é uma boa idéia ir com um amigo. Um olha para um lado e o outro cobre um outro ângulo.

Ficando abaixado e se movendo para dentro e para fora do bunker, você eventualmente encontrará um oponente.

Quando você encontrar um oponente, avalie a situação: Ele está atrás de um bunker? Ele está num terreno mais alto e um ângulo melhor em relação a você? Quem está em posição mais favorável? Se você não estiver em vantagem, mantenha sua posição.

 

ERROS MAIS FREQÜENTES DE INICIANTES

 

1- Posicionamento errado 

A primeira preocupação do iniciante quando entra em campo é se proteger, e não ser uma ameaça ao seu adversário. Eles escolhem o maior bunker ou o maior arbusto (no caso de jogadores de mato) e ficam bem no meio dele. Eles não vêem nada, não conseguem dar dicas nem cobrir outro jogador.

Aqueles que resolvem avançar vão muito longe e acabam pegos por não ter uma estratégia em mente. Lembre-se, o paintball é um jogo que envolve raciocínio e reflexo rápido. O tempo é curto, até você pensar em uma estratégia dentro de campo seu adversário já te pegou, então seja sempre mais rápido do que ele.

Bole uma estratégia com seu time antes do jogo começar, decida para qual bunker ou obstáculo irá quando sair do break, observe os jogos do time que irá enfrentar. Conhecer a estratégia usada pelo adversário é a maneira mais fácil de derrotá-lo. Procure um obstáculo que lhe ofereça razoável cobertura e ao mesmo tempo lhe dê campo de visão para atirar no seu oponente. Você pode estar no alvo de seu oponente, mas procure não ficar perto demais para que consiga se mover atrás do bunker. Se o obstáculo em que você está é pequeno demais, fique atento para não deixar partes do seu corpo à mostra, ponta do pé, cotovelos, cabeça. Preste atenção!!!  Assegure-se de ter um cara do seu time te dando cobertura para que possa ter alguma abertura e arriscar uma nova jogada.  

2- Pouca visão do jogo 

Geralmente, se você vê seu oponente antes que ele o veja, você o pega. Iniciantes acham que se eles colocarem a cabeça para fora serão um alvo fácil, então hesitam em olhar ao redor. Ou tem aqueles que resolvem olhar para uma só direção. Quando você se concentra em uma só área, foca tanto naquele lugar que não escuta o jogo...  

Não tenha medo de olhar para o lado. Quanto mais informação você tiver do que está acontecendo no jogo, melhor. Claro que se olhar sempre para o mesmo lado seu oponente vai sacar e você será atingido, então dê uma variada, olhe para os dois lados, em várias alturas do obstáculo e também por cima. Se optar por olhar por cima, seja bem rápido, não perca mais de um ou dois segundos. Se demorar mais do que isso seu oponente: 1- te vê , 2- mira 3- atira. Isso se ele não for muito rápido, pois geralmente não demora tanto para alguém que joga a algum tempo te acertar.  

3- Pouca movimentação 

Pouca movimentação em campo. Se você não está ajudando o time na posição que está, saia de lá. Por exemplo, decidir ficar atrás para proteger sua base é sempre um erro : se o resto do seu time está indo bem, significa que eles teriam feito melhor com você entre eles e de qualquer modo não sobrou nenhum oponente lá atrás para que você fique protegendo a base. Se o resto do seu time está tomando um pau do adversário, significa que eles também teriam feito melhor se você estivesse com eles e quando o oponente chegar à sua base, ai sim você irá se sentir sozinho.

Quando você se encontrar em uma posição onde seja um alvo fácil, sem ajuda por perto, existem somente três coisas a fazer:

- Sair de lá o mais rápido possível.

- Atirar no seu adversário.

- Gritar por ajuda e denunciar a posição de seu oponente. Sim grite muito! Se alguém está atirando em você é porque sabem onde você está, então não tenha medo de entregar sua posição.

    Outra dica, quando um iniciante vê um adversário ele foca naquele adversário, até parece que fica cego e surdo. Na maioria das vezes ele nem se liga que você, sagaz, já mudou de lugar e irá atingi-lo por um outro ângulo. Quando você está na troca de tiros com um adversário, esteja preparado para se movimentar, pois assim ele não saberá onde você está e nem de onde seu próximo tiro virá.

 

4- Falta de comunicação

Quem está começando no paintball raramente fala durante o jogo, dificilmente pede ajuda quando precisa, ou não entrega a posição do adversário para seus colegas de time.A única razão para ficar quieto durante a partida é se quer ficar escondido, fora isso, depois que os adversários já sabem onde você está não há motivo para ficar calado. Você terá a ajuda que precisa e dará aos seus colegas as informações que eles precisam.

5- Mais atenção ao seu alvo

Alguns iniciantes imaginam que um marcador é uma arma e tentam acertar alvos que estão muito, muito longe, entregando sua posição. Atiram em qualquer coisa que se mova, e o oponente que não disparou nenhuma vez (ainda) irá saber aonde encontrá-lo, (pois dificilmente ele sai do lugar), e aí você já sabe... tiro na certa.   Se você ainda não foi visto, seu primeiro disparo deve ser certeiro. Seja paciente. Às vezes você tem que atirar em um cara que não está vendo para ajudar um colega de time a sair de uma situação, ou para deixar o adversário nervoso atrás de seu bunker, ou para atrair a atenção do adversário... Alguns times racham o custo das bolinhas porque eles sabem que front players (que geralmente usam menos bolinhas) só tem a abertura para jogar se tiver a cobertura do back player. Bom, aí você já precisa de um time.

    Conclusão  

Na maioria das vezes, iniciantes cometem tais erros por medo de levar bolada. Então lembre-se: é só um jogo, ninguém vai “morrer” de verdade. Experimente, o paintball é um esporte que proporciona muita adrenalina e diversão. Tente novos movimentos, treine, assista aos jogos dos caras bons. Esporadicamente alguns jogadores profissionais vêm para o Brasil e realizam cursos rápidos (o que chamamos de clínicas), aproveite estas oportunidades para aprender com os caras de fora. Verá que em pouco tempo quem estará dando dicas é você.   

Comentários

Dicas

Bacalhau | 18-11-2010

Eu lembrei d neguinho aí quando li esses erros dos iniciantes....
hauahauhauahauahau
mas ñ vo explanar ñ...

Dicas

Bacalhau | 26-11-2010

Só tem dica maneira ai, vamos dá uma olhada e praticar nos adversários..rsrs