Blog

DICAS DE SEGURANÇA

16-12-2010 11:44

 

    Por seguir as regras de segurança estabelecidas pela indústria ano a ano, o paintball é considerado uns dos esportes de ação mais seguros do mundo, porém jogar com segurança e responsabilidade só depende de você.

Máscaras

    Com milhares de bolinhas passando pelo campo a uma velocidade de 300 fps (pés por segundo), somente uma coisa irá proteger seus olhos de um grave ferimento: sua máscara. Na maioria dos campos comerciais existem áreas específicas onde você pode retirar sua máscara, porém, dentro de campo, definitivamente não é um destes lugares. Quando você estiver dentro de um campo de paintball, NUNCA retire sua máscara por qualquer razão. Mesmo que sua lente esteja embaçada, ou que você tenha sido eliminado, permaneça com sua máscara durante todo o tempo. Lembre-se, só porque você foi atingido, não significa que o jogo acabou, mesmo que você seja o último jogador vivo, não retire sua máscara! Se você não estiver jogando dentro de um estabelecimento comercial onde não haja uma área para jogo demarcada com telas de proteção (ex: sítios) permaneça com sua máscara o tempo todo e certifique-se que não haja pessoas ao redor sem a máscara de proteção. Lembre-se uma bolinha de paintball pode cegar, é a sua segurança e a de seus amigos que está em jogo, então jogue com responsabilidade.

     Outra regra importantíssima a seguir: Se no local tiver um marcador sem o protetor de cano (barrel cover), então tenha a certeza de estar com sua máscara no rosto, mesmo que seja em uma zona segura.

    Nunca utilize máscaras de qualquer outro esporte, snowboard, motocross, etc. Elas simplesmente não suportarão o impacto das bolinhas, e a lente se romperá. Isto é muito importante, utilize SEMPRE máscaras exclusivamente desenvolvidas para paintball, pois são elaboradas para agüentar o impacto das bolinhas. Lembre-se, perder um olho custa muito mais do que adquirir uma máscara de paintball.

    Uma vez ao ano substitua sua lente por uma nova. Verifique sua lente antes e depois de cada partida, se observar qualquer rachadura troque a lente imediatamente. Se sua lente sofrer o impacto de uma bolinha disparada a aproximadamente três metros de distância, também substitua sua lente imediatamente. Com o impacto do disparo a curta distância a lente pode sofrer danos, ás vezes imperceptíveis a olho nu, porém em um próximo impacto ela pode se romper. Você não vai querer arriscar, vai?

Segurança do Marcador

    Manuseie todo e qualquer marcador como se ele estivesse carregado, procure apontar o cano sempre em direção ao chão, precaução nunca é demais.

    Primeira coisa, nunca dispare seu marcador em um local com outras pessoas presentes (incluindo você), que não estejam utilizando o equipamento de segurança. Quando você estiver na zona de segurança ou em qualquer lugar que não seja dentro de campo, certifique-se de estar com o protetor de cano no marcador. Os protetores de cano são desenvolvidos para proteger as pessoas ao redor de serem atingidas caso um marcador dispare acidentalmente. Com os gatilhos super sensíveis que existem hoje em dia, é imprescindível o uso do protetor de cano até o momento de início do jogo e sempre o tenha em seu marcador quando não estiver em campo. Não pode esquecer, nunca!!! Sempre deixe seu gatilho no modo de segurança (safe mode) quando não estiver jogando, para evitar acidentes.

    Quando for fazer a manutenção no seu marcador sempre retire o sistema de ar. Outra coisa que vale ressaltar é que muitos marcadores podem disparar mesmo depois que o sistema de ar foi retirado, por isso é importante o uso da máscara quando for mexer no seu marcador, mesmo que o sistema de ar já tenha sido removido.

    O cronógrafo é um aparelho que mede a velocidade de disparo de seu marcador e item obrigatório em todos os campos de paintball.

    È imprescindível cronografar seu marcador várias vezes durante o dia de jogo. A velocidade pode variar ao longo do dia, principalmente se você estiver usando um marcador com CO2. A velocidade de disparo não pode ultrapassar 300 fps (pés por segundos), um disparo a uma velocidade superior a essa coloca em risco a segurança de seus adversários e pode causar danos ao seu marcador.

Cilindros

    Dispense os cilindros muito antigos ou em mau estado de conservação.

    Lembre-se de nunca deixar seu cilindro de CO2 em local quente. O CO2 é um gás que expande com o calor e pode causar um perigoso acidente. Também nunca altere a válvula de ruptura (burst disk) do seu cilindro, ela funciona como uma válvula de escape, portanto é um dispositivo de segurança. A válvula se rompe quando o cilindro atinge um nível de pressão pré-determinado. Alterá-lo pode causar danos desastrosos.

    O cilindro, tanto de CO2 quanto de ar comprimido é um equipamento de altíssima pressão, e pode causar acidentes com danos irreversíveis se não for manuseado e armazenado corretamente. Por isso, para substituir qualquer peça ou realizar manutenção em seu cilindro consulte sempre técnicos especializados.

Jogando com segurança

    No campo, cada jogador deve ter consciência de suas habilidades e limitações, jogar com suas habilidades e não passar dos seus limites. A maioria dos acidentes (no geral são poucos e bem raros) que acontecem dentro de campo poderiam ser prevenidos - coisas como torções, contusões e escoriações. Às vezes, é melhor deixar o sliding, diving e os saltos por cima dos bunkers para os tipos mais atléticos se este não for o seu caso. Não tente ser um herói, se divirta e jogue sempre com segurança.

    Antes de jogar é interessante dar uma olhada no campo e ver se tem algum objeto que possa oferecer perigo aos jogadores. Você pode ficar surpreso com o que é possível encontrar no campo (objetos cortantes ou pedras pontudas). Conhecer o campo pode ajudá-lo a ganhar o jogo, mas também o ajuda a manter a segurança.

    Se você estiver jogando em um campo comercial, não tenha medo de perguntar e tirar qualquer dúvida sobre o equipamento com a pessoa responsável. Ele está lá para auxiliá-lo. 
    Procure orientar seus amigos e adversários a prezar sempre pela segurança, assim nosso esporte só tende a crescer!

Os dez mandamentos da segurança no paintball

  1. NUNCA remova sua máscara quando estiver dentro de campo!
  2. Nunca olhe para dentro do cano para ver se seu marcador está carregado! (Pode parecer idiota, mas tem muita gente que faz isso).
  3. Nunca deixe seu marcador ao sol, e lembre-se, o CO2 se expande com o calor!
  4. Sempre mantenha o protetor de cano no marcador quando não estiver em campo.
  5. Nunca jogue com um marcador que esteja disparando com velocidade superior a 300 FPS (pés por segundo).
  6. Nunca jogue com máscaras não aprovadas ou com lentes rachadas.
  7. Nunca dispare nada além de bolinhas de paintball de seu marcador.
  8. Nunca dispare seu marcador onde estejam presentes pessoas sem máscara.
  9. Sempre remova seu sistema de ar quando seu marcador não estiver em uso.
  10. Consulte sempre técnicos especializados para fazer a manutenção no seu marcador e cilindro.

 

Responsabilidade e segurança acima de tudo.

Bons jogos!!!

DEFESA PARA INICIANTES

24-11-2010 11:49

 

Estas dicas são sobre estratégias e a arte da defesa

    A Defesa é muito difícil, geralmente os iniciantes pensam que defender é fácil, pensam que é a melhor chance de adquirir experiência, mas estão enganados, este não é o caminho da vitória. Antes de qualquer coisa é preciso um estado de atitude, você precisa acreditar em si próprio e no seu time, nunca deve pensar: “Eles são melhores que nós”.

    Defender não quer dizer que você deva ficar parado esperando seu inimigo. Não pare de se movimentar, ficando parado no mesmo lugar você será descoberto, não gaste seu tempo ficando no mesmo lugar trocando tiros e gastando sua munição. Assim que o inimigo localizar sua posição ele vai querer saber o que você tem, metralhadora, fuzil de longo alcance, quantos estão com você, para assim armar um ataque pelos flancos. Por isso, ao ser descoberto, mude sua posição, coloque a cara no chão e se arraste para outro lugar. Procure sempre se movimentar e modificar sua posição para surpreender o inimigo.

    Se você está sob fogo serrado não entre em pânico, aguarde a melhor hora pra se movimentar, deixe ele acabar com o loader e quando ele estiver remuniciando mude sua posição ou espere a hora que seu adversário se distrair.

    Se você está numa barricada num espaço aberto e não tem como sair e está sendo cercado pelos flancos mude as direções dos tiros, atire para a direita, esquerda e de rápidas olhadas pra evitar um ataque frontal. Confunda o inimigo, não atire no mesmo ângulo e na mesma posição, coloque a cabeça e sua arma em diferentes posições dificultando a mira do seu inimigo.

    Quando você está defendendo ou quando está guardando um flanco, seus oponentes estarão procurando por você. Você não precisa ser a caça somente se defendendo, torne-se o caçador, encontre pontos estratégicos para montar sua emboscada no melhor estilo de guerrilha para retardar o ataque.

    Se o local a ser defendido possui bons locais para se esconder, não se posicione atrás do bunker ou atrás da bandeira, avance sua defesa e surpreenda o adversário Muitas vezes a emboscada não é um ato que se possa prever, fique atento às oportunidades, elas aparecem muitas vezes durante o jogo.

    Outra maneira de surpreender o adversário é utilizando os cantos do campo. Ao passar por uma lateral do campo, geralmente, o adversário esquece de verificá-la, podendo ser surpreendido.

    Agora lembre-se, nunca utilize a mesma estratégia e posicionamento duas vezes no mesmo jogo, e utilize sua estratégia de maneira bem feita porque você só tem uma chance. Assim que utilizá-la monte a próxima, esqueça da última boa posição e procure uma nova ação. Isso porque depois de uma emboscada ou uma boa ação defensiva, você vai denunciar sua ação, seja através do barulho ou manchas de tinta, assim não irá surpreender mais ninguém, sua localização já não será uma novidade. Você passará a ser caçado e sua derrota será apenas uma questão de tempo.

 

 

TIPOS DE CAMPO PARA PRÁTICA DE PAINTBALL

17-11-2010 10:49

As modalidades do paintball são determinadas, principalmente, pelo tipo de campo onde é praticado o esporte. Confira os quatro campos mais comuns no paintball.

 

Campos Temáticos (Cenário)


Os temáticos são os campos de simulação. Eles são criados para cada tipo de situação de jogo. Muitas vezes os jogos podem ser simulados como um campo de guerra, favelas, com becos e barracos. Construções e galpões abandonados são espaços excelentes para a montagem de campos temáticos. Para a organização dos Bunkers (Obstáculos), nesse tipo de campo, geralmente são usados pneus, carros, galões de lixo, sacos de areia, madeiras e outros objetos.

 

Campos com Bunker (speed)


Eles são comuns em torneios e grandes campeonatos mundiais. No campo são espalhados os balões infláveis de vários formatos, tamanhos e posições. O jogo neste campo ganha as suas características próprias. A partida é mais rápida, já que o tempo de deslocamento do jogador é muito curto. Um simples descuido pode ser fatal. Devido a grande velocidade o jogador deve ficar ligado em seus oponentes. Os times possuem de 1 a 12 jogadores. O objetivo do jogo é capturar a bandeira no campo adversário.

 

Campos naturais


Os campos naturais têm como cenário a natureza. Nele, os obstáculos são as próprias árvores, matos, buracos, pedras, geleiras e o que tiver pela frente. Esse jogo simula um confronto ao ar livre, em total contato com o ambiente real.

 

Campos Indoor


Com os campos indoor não existe tempo ruim. Isso porque eles são cobertos, o que protege os jogadores em dias muito chuvosos, ou com sol quente na cabeça. Em grande parte esses campos são estilizados no modo Temático ou Bunkers Infláveis (speed).

 

 

DICAS PARA MELHORAR SEU JOGO!!!!!!!!

16-11-2010 15:13

 

    Seja um alvo difícil!

    O fundamento básico do Paintball é muito simples: atire nos jogadores do outro time e não deixe que atirem em você. O que torna o jogo complexo é que você tem que fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Neste primeiro post começaremos a dar uma olhada nas técnicas e métodos de treinamento para desenvolver suas técnicas de "não-deixe-que-eles-atirem-em-você". Esta parte começa com como usar a cobertura para se tornar um alvo difícil.

    Usando a Cobertura

    Dois fatores determinam se você é um alvo difícil ou fácil. Primeiro, o quanto é difícil para o oponente localizá-lo (aquisição de alvo). E segundo, quanto do seu corpo e equipamento fica exposto quando o adversário atira (exposição de alvo). Destes dois fatores, o mais crítico é a aquisição de alvo.

    O modo de se desenvolver de alvo fácil para um jogador "duro de matar" é se concentrar em dificultar sua localização. Se não podem localizá-lo e identificá-lo (aquisição de alvo), também não conseguirão atirar em você com precisão. Não se preocupe demais com a exposição de alvo. Se você se concentrar em dificultar a localização, automaticamente sua exposição será reduzida. Aí vão algumas dicas:

    Diminua: Quando atrás de um bunker, exponha-se o mínimo possível; apenas o suficiente para obter um tiro preciso. Ou seja: Se você pode atirar neles, eles também podem atirar em você. O jeito de fazer as chances serem maiores a seu favor é fazer de você mesmo um alvo do menor tamanho possível.

    Desta forma fica fácil atirar com precisão e voltar para dentro o mais rápido possível. Uma regra fácil é: "Se você tem que ficar em pé atrás do bunker para dar um tiro certeiro, então você está no bunker errado".

    Pela lateral, não por cima: Os perus sempre esticam seus pescoços para procurar pelo perigo. O mesmo fazem os novatos. Quando confusos e estressados, a primeira reação deles é espichar os pescoços para que possam enxergar o máximo possível, de um ponto o mais alto possível. Infelizmente para eles (jogadores, não perus), uma arma e/ou uma máscara subindo acima do bunker é o mesmo que uma placa dizendo "Atire em Mim", detectada imediatamente.

    Aqui estão 2 razões porque é muito mais seguro olhar e atirar pela lateral do bunker do que por cima deles: 1ª, quando você se levanta no bunker você se expõe a tiros vindos de praticamente todos os lados do campo; se você sair pela lateral você fica exposto a apenas um lado. 2ª, às vezes você expõe seu corpo e equipamento tanto por cima quanto pela lateral, porém há uma grande diferença, quanto você aponta pela lateral, você começa a atirar antes mesmo de colocar o corpo todo para fora. Isto é impossível quando se sai por cima, primeiro você terá que subir o corpo e só depois começar a atirar.

    Seja ambidestro: Para aumentar sua vantagem em atirar pelas laterais do bunker, você deve ser um atirador ambidestro (segurar a arma e atirar com qualquer uma das mãos). Desta forma, tanto de um lado como de outro do bunker você terá que se expor muito menos, tornando-se um alvo muito menor e ainda poderá voltar para trás do bunker muito mais rapidamente.

    Aprender a atirar tanto com a mão esquerda quanto com a direita é relativamente fácil e rápido. O maior obstáculo é sua mente. Você tem que ultrapassar a primeira sensação de desconforto e a partir daí desenvolver a confiança. Ambas as coisas vêm com a prática.

    Uma dica para quem sente muita diferença entre o olho dominante e o outro: Em vez de manter os dois olhos abertos quanto atirar com a mão mais fraca, use o olho dominante.

    Afaste-se do bunker: Não abrace o bunker. Afaste-se dele o máximo possível. Quanto mais perto você estiver da barricada, mais você terá que se expor para atirar. Também, quanto mais próximo dele você estiver, mais difícil será voltar para trás dele. E, finalmente, se você estiver pressionado contra um lado do bunker você não conseguirá enxergar e atirar do outro lado.

    Afastar-se do bunker dá a você muito mais versatilidade. A altura é basicamente sempre a mesma o suficiente para se ficar ajoelhado atrás dele. Veja então a largura que ele têm e afaste-se dele mais ou menos esta medida. Isto permite que você se incline para fora e atire de qualquer lado com um pouco movimento e exposição. Além disso, você sempre pode se aproximar mais caso os tiros comecem a chegar mais perto.

    Use Táticas   

Um bom modo para um iniciante começar é ficar junto com um companheiro, movendo-se lentamente. Mantenha-se sempre se movendo e fique alerta.

Uma vez que você já tenha jogado algumas vezes e esteja mais confiante, você pode começar a aprender mais algumas táticas. Um bom modo de aprender novas táticas é jogar com pessoas com quem você nunca jogou antes. Eles aprenderão com você e você com eles.

Em uma situação indoor, é uma boa idéia ir com um amigo. Um olha para um lado e o outro cobre um outro ângulo.

Ficando abaixado e se movendo para dentro e para fora do bunker, você eventualmente encontrará um oponente.

Quando você encontrar um oponente, avalie a situação: Ele está atrás de um bunker? Ele está num terreno mais alto e um ângulo melhor em relação a você? Quem está em posição mais favorável? Se você não estiver em vantagem, mantenha sua posição.

 

ERROS MAIS FREQÜENTES DE INICIANTES

 

1- Posicionamento errado 

A primeira preocupação do iniciante quando entra em campo é se proteger, e não ser uma ameaça ao seu adversário. Eles escolhem o maior bunker ou o maior arbusto (no caso de jogadores de mato) e ficam bem no meio dele. Eles não vêem nada, não conseguem dar dicas nem cobrir outro jogador.

Aqueles que resolvem avançar vão muito longe e acabam pegos por não ter uma estratégia em mente. Lembre-se, o paintball é um jogo que envolve raciocínio e reflexo rápido. O tempo é curto, até você pensar em uma estratégia dentro de campo seu adversário já te pegou, então seja sempre mais rápido do que ele.

Bole uma estratégia com seu time antes do jogo começar, decida para qual bunker ou obstáculo irá quando sair do break, observe os jogos do time que irá enfrentar. Conhecer a estratégia usada pelo adversário é a maneira mais fácil de derrotá-lo. Procure um obstáculo que lhe ofereça razoável cobertura e ao mesmo tempo lhe dê campo de visão para atirar no seu oponente. Você pode estar no alvo de seu oponente, mas procure não ficar perto demais para que consiga se mover atrás do bunker. Se o obstáculo em que você está é pequeno demais, fique atento para não deixar partes do seu corpo à mostra, ponta do pé, cotovelos, cabeça. Preste atenção!!!  Assegure-se de ter um cara do seu time te dando cobertura para que possa ter alguma abertura e arriscar uma nova jogada.  

2- Pouca visão do jogo 

Geralmente, se você vê seu oponente antes que ele o veja, você o pega. Iniciantes acham que se eles colocarem a cabeça para fora serão um alvo fácil, então hesitam em olhar ao redor. Ou tem aqueles que resolvem olhar para uma só direção. Quando você se concentra em uma só área, foca tanto naquele lugar que não escuta o jogo...  

Não tenha medo de olhar para o lado. Quanto mais informação você tiver do que está acontecendo no jogo, melhor. Claro que se olhar sempre para o mesmo lado seu oponente vai sacar e você será atingido, então dê uma variada, olhe para os dois lados, em várias alturas do obstáculo e também por cima. Se optar por olhar por cima, seja bem rápido, não perca mais de um ou dois segundos. Se demorar mais do que isso seu oponente: 1- te vê , 2- mira 3- atira. Isso se ele não for muito rápido, pois geralmente não demora tanto para alguém que joga a algum tempo te acertar.  

3- Pouca movimentação 

Pouca movimentação em campo. Se você não está ajudando o time na posição que está, saia de lá. Por exemplo, decidir ficar atrás para proteger sua base é sempre um erro : se o resto do seu time está indo bem, significa que eles teriam feito melhor com você entre eles e de qualquer modo não sobrou nenhum oponente lá atrás para que você fique protegendo a base. Se o resto do seu time está tomando um pau do adversário, significa que eles também teriam feito melhor se você estivesse com eles e quando o oponente chegar à sua base, ai sim você irá se sentir sozinho.

Quando você se encontrar em uma posição onde seja um alvo fácil, sem ajuda por perto, existem somente três coisas a fazer:

- Sair de lá o mais rápido possível.

- Atirar no seu adversário.

- Gritar por ajuda e denunciar a posição de seu oponente. Sim grite muito! Se alguém está atirando em você é porque sabem onde você está, então não tenha medo de entregar sua posição.

    Outra dica, quando um iniciante vê um adversário ele foca naquele adversário, até parece que fica cego e surdo. Na maioria das vezes ele nem se liga que você, sagaz, já mudou de lugar e irá atingi-lo por um outro ângulo. Quando você está na troca de tiros com um adversário, esteja preparado para se movimentar, pois assim ele não saberá onde você está e nem de onde seu próximo tiro virá.

 

4- Falta de comunicação

Quem está começando no paintball raramente fala durante o jogo, dificilmente pede ajuda quando precisa, ou não entrega a posição do adversário para seus colegas de time.A única razão para ficar quieto durante a partida é se quer ficar escondido, fora isso, depois que os adversários já sabem onde você está não há motivo para ficar calado. Você terá a ajuda que precisa e dará aos seus colegas as informações que eles precisam.

5- Mais atenção ao seu alvo

Alguns iniciantes imaginam que um marcador é uma arma e tentam acertar alvos que estão muito, muito longe, entregando sua posição. Atiram em qualquer coisa que se mova, e o oponente que não disparou nenhuma vez (ainda) irá saber aonde encontrá-lo, (pois dificilmente ele sai do lugar), e aí você já sabe... tiro na certa.   Se você ainda não foi visto, seu primeiro disparo deve ser certeiro. Seja paciente. Às vezes você tem que atirar em um cara que não está vendo para ajudar um colega de time a sair de uma situação, ou para deixar o adversário nervoso atrás de seu bunker, ou para atrair a atenção do adversário... Alguns times racham o custo das bolinhas porque eles sabem que front players (que geralmente usam menos bolinhas) só tem a abertura para jogar se tiver a cobertura do back player. Bom, aí você já precisa de um time.

    Conclusão  

Na maioria das vezes, iniciantes cometem tais erros por medo de levar bolada. Então lembre-se: é só um jogo, ninguém vai “morrer” de verdade. Experimente, o paintball é um esporte que proporciona muita adrenalina e diversão. Tente novos movimentos, treine, assista aos jogos dos caras bons. Esporadicamente alguns jogadores profissionais vêm para o Brasil e realizam cursos rápidos (o que chamamos de clínicas), aproveite estas oportunidades para aprender com os caras de fora. Verá que em pouco tempo quem estará dando dicas é você.   

INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE PAINTBALL

16-11-2010 14:59

 

 

 

O Paintball é um esporte radical que consiste em um jogo onde duas ou mais equipas competem entre si, usando armas de pressão que disparam pequenas bolas de tinta. O objetivo é pegar a bandeira do outro grupo, na forma mais popular do jogo, e quanto mais adversários forem eliminados mais fácil fica de completar o objetivo.

Nos últimos 10 anos, esse esporte teve um crescimento exponencial e conta com cerca de 15 milhões de praticantes em todo o mundo sendo que a maior parte está aglomerada no EUA e na Europa.

Onde jogar:

Em alguns campos existe uma espécie de pacote, onde estão incluídos máscara de proteção, arma com cilindro de gás, roupas, munições e o aluguel do campo. Não é preciso estar em forma para jogar. Contudo, é recomendável fazer um aquecimento antes de jogar, pois dependendo do local, o quanto se corre e o quanto se esconde, o jogo pode ser extremamente cansativo, ou seja, vá preparado para sair cansado do jogo. E divertir-se muito!

Objetivo e regras principais:

O objetivo do jogo é capturar a bandeira no centro do campo e levar até á base adversária. Cada jogo é dividido em tempos com duração máxima variando de cinco a quinze minutos. O jogador é eliminado quando uma bola o atinge e estoura, em qualquer lugar do corpo ou apenas se atingir a cabeça e o tronco. Existem juízes dentro do campo para verificar a eliminação dos jogadores. Vencerá o jogo a equipe que conseguir pegar e levar a bandeira até a base inimiga ou ter eliminado toda a equipe adversária. As regras e o objetivo/missão podem variar em cada jogo por livre disposição dos participantes.

Modalidades:

Existem duas modalidades principais no Paintball. O jogo na modalidade “Speed” costuma ser mais rápido, e o jogador usa como barricadas os Air Balls (obstáculos inflável e coloridos). Nesses tipos de campos costumam ocorrer as competições profissionais. Já na modalidade “Cenário”, o campo é temático, podendo simular um campo de batalhas, com tambores, entulhos, artigos de demolição. Nestes casos, dependendo da dificuldade e do tamanho do campo, a partida pode demorar bem mais que num campo do tipo “Speed”.

Airball: a vertente de competição é a que está mais desenvolvida sendo que aí são lançados os últimos desenvolvimentos em termos de marcadores e equipamentos, os marcados comuns são eletrônicos, mais velozes e mais modernos. O campeonato Mundial já é transmitido pela ESPN.

Cenário: a maior parte dos jogos são construídos com base no “jogo das bandeiras”. Não é preciso pertencer a uma equipe necessariamente, pode-se simplesmente combinar com amigos e ir jogar num campo. Mas esse modo de jogo chama-se ‘capture the flag’. Alem deste modo de jogo existem outros como: Death Match, capture objective, rescue the hostage, entre outros. No airball só existe um modo de jogo, o death match. Este tipo de jogo consiste em marcar (acertar) todos os jogadores adversários. A rodada acaba quando a equipa adversária ficar sem nenhum elemento em jogo. Alguns jogadores praticam uma vertente do Cenário conhecido como Real Action. Nessa modalidade, a idéia é buscar a similaridade com ações militares ou policiais, mas não existem regras ou objetivos bem definidos. Cada jogador deve carregar o marcador com quantidades reduzidas de bolinhas, usando-se assim potes menores do que os usados para carregar a munição nos outros modelos de jogos. Em uma vertente, existem pontos fatais e não fatais; Cabeça, tronco e costas são locais fatais. Nos outros pontos, “ferimentos” tratados por “médicos” ou “avarias” nos marcadores tratadas pelos “armeiros”. Como a prática é reduzida e se assimila mais a um jogo militar que o paintball, as regras variam para cada grupo praticante e os objetivos não são convencionais, atribuindo pontos por missões distintas e com isso dificultando campeonatos ou torneios esportivos.

Segurança:

A segurança é o item mais visado no esporte, pois além de ter a máscara (uso obrigatório) existe também o Barrel Plug, uma espécie de rolha que se põe na extremidade do cano do marcador enquanto o jogo não se inicia (ou desconecta o clilindro de pressão). Quando você é atingido por uma bola a sensação é semelhante à de um beliscão, mas depois de alguns segundos a dor passa. Quanto mais perto o tiro maior é a dor. É comum o jogador sair com algumas marcas. Nas partes mais sensíveis do corpo, como pescoço, partes posteriores do braço e virilha, o impacto é mais intenso, podendo causar hematomas. O ideal é que se utilize roupa reforçada, luvas, botas (dependendo do terreno). Por isso é muito comun se ver em campeonatos os jogadores usando muitos equipamentos de proteção, todos feitos especialmente para a prática do Paintball, mas não só pelo impacto da bola, principalmente no Speed, quase o tempo todo o jogador estará se usando de movimentos mais ousados como Slides e Superman (Peixinho) e as cotoveleiras, joelheiras e short de proteção são bastante importantes para evitar lesões.

Porém, os equipamentos utilizados em campos comerciais não utilizam toda a potência da arma. Geralmente estão preparados para trabalhar com metade da pressão utilizada nas armas utilizadas em campeonatos, que trabalham a 300 pés por segundo, mesmo assim isso não evita a dor em áreas sensíveis atingidas, principalmente onde se tem a pele exposta.

BLOG PRINCIPAL

10-11-2010 00:18

Seja bem vindo ao nosso BLOG!!!!!! Ele foi lançado no dia 05 de Novembro de 2010 com o intuito de divulgar melhor os acontecimentos da mais nova equipe de Paintball de Duque de Caxias: Pikiroby Paintball Team!!!!!!!!

Nesse espaço você poderá fazer os seus comentários, tirar suas dúvidas e debater sobre os últimos confrontos.

Quais são os melhores jogadores??

os melhores

moises | 10-11-2010

concerteza eu fui o melhor!!!!!!

Re:os melhores

Bruno DEntinho | 10-11-2010

Você não é de nada o melhor sou eu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Os melhores

Bacalhau Atirador de Elite | 10-11-2010

Esse Moisés é um fanfarrão!!!!!!!!!!!!!
Ele nem foi jogar com a gente, esqueceram de chamar ele!!!!hauahauahuahu

O melhor eu não arriscaria dizer, mas o QUARTETO MÁGICO do time ta formado:
Bacalhau (André) (Eu)..rsrsrsrsrs
Nandinho da bazuca
Antônio caçador
Alex cobra

Re:Os melhores

jonathan (candango) | 10-11-2010

As pantera detonando !!!!!!!

Re:Os melhores

nandinho da bazuca | 11-11-2010

ai o melhor eu ñ sei mais os piores ta aq o top five rsrsrsrs

debora
moises
marcia
candango
dudu
huashuashuashus

dudu e candango precisam de um curso muito rapdo pra aprender q é paintball ñ pique esconde huahuahuahua os moleques q jogaram a primeira vez jogaram mais q eles, o pior de tudo que eles ñ aceitam huashuashushushus

Re:Re:Os melhores

Bacalhau Atirador de Elite | 12-11-2010

20 anos de curso e ñ aprende po!!!!!!!!!!!!!!hauahuahauahau
eu tb acho q eles tão confundindo a brinkdeira, ñ é pique esconde, é PAINTBALL!!!!!!!
Tem q entrar num intensivão com a equipe Caveira!!!!!!!!!rsrsrsrs

Zuaram o Dedé

Dudete | 10-11-2010

Koé Dedé tu é famoso e eu nem sabia hein.... hauhauhauhahau Vê lá na guia nossa Equipe... Hauhauhauah

Re:Zuaram o Dedé

Bacalhau Atirador de Elite | 10-11-2010

Koe mané!!!!!!!!!!!!!!
Vcs tão avacalhando a equipe!!!!!!!!!!!!!!!rsrsrsrsrsrs
É caveira po!!!!!!!!!!!!!!!rsrssrs

livramento do dedé

velbin | 12-11-2010

só sei q dei 3 headshot...

e o nando rouba muito!

Itens: 1 - 9 de 9

Quem deve fazer parte do time titular???

Não foram encontrados comentários.

Questionário

Você gostaria que o próximo jogo fosse de noite??????

Sim, vamos ver como é (13)
68%

Não, vamos jogar durante o dia mesmo (6)
32%

Total de votos: 19

Qual nome você sugere para o time?????

Não foram encontrados comentários.